Nas duas outras parábolas ficou claro que o semeador é Jesus e que o seu campo é o mundo. O significado da semente variava: na primeira parábola era a Palavra de Deus e na outra eram as pessoas. Pois agora a semente é o grão de mostarda e a ênfase é colocada na planta que ela produz.
Então vejam agora a explicação da parábola do grão de mostarda.

O que é a parábola do grão de mostarda?

O reino dos céus começou tão pequeno assim como a menor de todas as sementes. Pois quem imaginaria que as crenças de um punhado de jovens de classe média liderados por um carpinteiro seriam adotadas por mais de um terço da população da Terra? Hoje mais de 2 bilhões de pessoas se dizem cristãs.

Então aquela minúscula semente virou uma árvore grande o suficiente para as aves virem morar nela. Você já sabe quem é o semeador, o que é o campo, a semente e a árvore. Mas e as aves? Quando quiser saber o significado de algo na Bíblia, pergunte à Bíblia.

No primeiro livro da Bíblia, Gênesis, você encontra uma serpente no jardim do Éden iludindo Adão e Eva. No último, Apocalipse, você lê sobre “o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás”. Assim fica fácil saber quem é quem.

As aves fazem ninhos na grande árvore da cristandade que começou com uma pequenina semente. Na primeira parábola as aves arrebataram as sementes que caíram à beira do caminho. 

Por que Jesus fala do grão de mostarda em Mateus capítulo 17?

Jesus explicou que é o Maligno quem arranca as sementes do coração à beira do caminho. E no capítulo 18 de Apocalipse, ao falar de Babilônia, uma alegoria usada para a noiva infiel de Cristo, diz que ela se tornou habitação de demônios, antro de todo espírito imundo e de toda ave impura e detestável.

Juntando tudo, o reino dos céus começou com a Palavra de Deus lançada nos corações, mas nem todos eram férteis para ela germinar. 

Os frutos verdadeiros do trabalho do semeador foram plantados neste mundo, mas o diabo, o concorrente, semeou uma imitação daninha do verdadeiro trigo, a qual será deixada até o trigo verdadeiro ser recolhido em feixes. O falso será queimado.

Enquanto isso, o conjunto de falsos e verdadeiros crescerá como uma grande árvore que começou pequena, e ela abrigará também Satanás e seus agentes. Portanto você não precisa ir às religiões pagãs para encontrar o diabo. Pois se der uma olhada na cristandade professa você irá encontrá-lo confortavelmente aninhado em seus ramos.

Mas o que surpreende no grão de mostarda é o crescimento da árvore. E na parábola em seguida Jesus vai falar justamente daquilo que faz crescer: o fermento. Na próxima mensagem vamos ver o que o fermento fez em 2 mil anos. Veja aqui.

Se essa mensagem serviu de edificação pra você… então, por favor, compartilhe essa mensagem nos grupos que você participa. Amém?

Participe do nosso Grupo do Whatsapp para receber Orações e a Palavra de Deus diariamente, e ainda ganhar brindes. Toque no botão abaixo para entrar no grupo

Veja também essas mensagens: 


1. O que Jesus quis dizer com “fé como um grão de mostarda?”

2.
Quem são os falsos profetas? Cuidado! Pode ter um perto de você. Veja.

3. Paz com Deus. Veja o que você precisa para ter essa paz.

4. Ensinos e parábolas de Jesus. Veja porque Jesus ensinava por parábolas.

5. O que a parábola do semeador nos ensina? Veja aqui.

6. Parábolas mais conhecidas. Entenda agora a parábola do joio e do trigo.

Rolar para cima