Na última mensagem vimos pessoas agindo como crianças mimadas. Mas não existe argumento para quem deliberadamente deseja duvidar de Jesus. Por isso ele diz: “A sabedoria é justificada por seus filhos”. Mas como entender isso? Afinal, o que é sabedoria na bíblia?

O que a Bíblia diz sobre a sabedoria?

Primeiramente é preciso entender que Jesus é a Sabedoria. Em 1 a Coríntios diz que ele foi feito sabedoria para os que crêem. No livro de Provérbios a sabedoria é personificada.

Mas, afinal, por que a sabedoria é justificada pelos seus filhos? Só Deus tem a sabedoria absoluta, ninguém mais. Quando eu me justifico, isto é, reputo a mim mesmo por justo, faço isso adotando um padrão de justiça.

Então minhas ideias, meu raciocínio, minha cultura, tudo isso faz parte do padrão de certo e errado que eu crio para mim. O problema é que esse padrão pode mudar. As coisas que hoje considero certas, não são as mesmas de dez anos atrás, e provavelmente serão diferentes de minha opinião daqui a dez anos.

Você considera antiquadas as ideias de seus pais e avós, mas se esquece que seus filhos e netos pensarão o mesmo de você.

A sabedoria na visão bíblica

Leitura do evangelho de Mateus 11:19-24; Lucas 7:35, 10:13-15

Portanto, quando eu adoto como justo o meu padrão, excluo o padrão divino. E então quando adoto por certa a minha opinião, excluo a opinião divina. 

Quando a minha sabedoria é a referência, automaticamente jogo para escanteio a sabedoria divina. E assim acabo agindo como filho ou resultado de minha própria sabedoria.
Como consequência, se justo é o que eu sou, então Deus é injusto, porque o meu padrão necessariamente é diferente do dele. 

Mas se creio em Jesus, se nasci de novo como filho de Deus, justifico a Deus. Tenho a ele como justo. A sabedoria é assim justificada por seus filhos.
Agora pense no que disse Paulo aos Filipenses: “Em Jesus estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciencia”.

Assim que você crê em Jesus como seu Salvador o Espírito Santo de Deus vem habitar em você. Portanto todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus que estão em Cristo ficam disponíveis para você.
Sabendo disso, você teria coragem de confiar em sua própria sabedoria, em seguir o padrão criado por sua razão?

Mas o paradoxo disso é que não são os sábios segundo os padrões humanos que entendem isso. São os pequeninos que veremos na próxima mensagem. Veja aqui.

Portanto se essa mensagem sobre o que significa sabedoria segundo a bíblia serviu de edificação pra você… então por favor, compartilhe essa mensagem nos grupos que você participa. Amém?

Participe do nosso Grupo do Whatsapp para receber Orações e a Palavra de Deus diariamente, e ainda ganhar brindes. Toque no botão abaixo para entrar no grupo

Veja também essas mensagens: 


1. Tiago 3.13-18: dois tipos de sabedoria.


2. Teste da bíblia. Faça já o teste e veja se você realmente conhece Jesus.

3. Entenda o plano de Deus para nossa vida. Ele quer te abençoar. Veja aqui.

4. A importância de um tempo com Deus. Veja agora e mude a sua vida.

5. O apóstolo Paulo. Prisioneiro de Jesus.

6. Jesus morreu na cruz. Você entende o verdadeiro significado disso. Veja.

Rolar para cima