Primeiramente, antes de entender o que é a transfiguração de Jesus, é preciso saber que a Bíblia nos originais hebraico e grego não é dividida em capítulos e versículos. Isso foi feito depois, nos anos de 1227 e 1551 respectivamente. Portanto o último versículo do capítulo 16 do evangelho de Mateus faz parte da narrativa do capítulo 17.

Qual o significado da transfiguração de Jesus Cristo no monte Tabor?

Naquele versículo Jesus garante aos discípulos que alguns deles não passariam pela morte antes que vissem Jesus em seu reino. Pedro, Tiago e João são os privilegiados: eles então são levados a um alto monte e Jesus é transfigurado diante deles. A palavra no original é metamorfose.

Pedro, Tiago e João vêem como Jesus será visto em sua vinda em glória, com seu rosto brilhando como o sol e suas vestes radiantes como a luz. Então Moisés e Elias surgem diante dele e os três conversam sobre a morte de Jesus que estava para ocorrer.

Assim, a presença de Moisés e Elias prova que os que partem deste mundo continuam vivos e conscientes, além de conservarem sua identidade individual. Pois Moisés tinha morrido e Elias tinha sido arrebatado ao céu sem experimentar a morte muitos séculos antes.

No Antigo Testamento Moisés foi impedido de entrar na terra prometida por causa de uma desobediência a Deus. Só foi permitido que olhasse de longe a terra onde tanto desejava entrar. Mas agora ele aparece na mesma terra prometida onde antes não pôde entrar. 

O que a transfiguração de Jesus ainda tem a nos dizer?

Deus tem um tempo para tudo, só que sua agenda não está limitada aos poucos anos de nossa vida aqui. O incrédulo vive no desespero de realizar seus planos no curto espaço de uma vida. Mas o crente em Jesus não precisa ter essa pressa. Pois sua perspectiva de vida é eterna.

Assim Pedro imediatamente se oferece para armar três tendas, uma para Jesus, outra para Moisés e outra ainda para Elias, colocando os três em um mesmo nível. Então imediatamente uma nuvem resplandecente surge e dela sai uma voz que diz: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no”.

Os discípulos se prostram no chão e, quando abrem os olhos, só vêem Jesus. Moisés e Elias eram servos de Deus; Jesus é acima de tudo e de todos, ele é o unigênito Filho de Deus, o único homem gerado por Deus. 

Jesus é ao mesmo tempo Deus e Homem, a expressa imagem da divindade, o único sem começo nem fim. Será que você é daqueles que tentam colocar Jesus no mesmo plano dos grandes homens e filósofos da história da humanidade?

Mas por mais gratificante que tenha sido a experiência dos discípulos diante de Jesus transfigurado, eles agora precisam descer da montanha e encarar a vida do jeito que ela é, com tristezas, problemas e enfermidades. Veja na próxima mensagem. 

Espero que você tenha entendido como foi a transfiguração de Jesus

Portanto se essa mensagem serviu de edificação pra você… então, por favor, compartilhe essa mensagem nos grupos que você participa. Amém?

Participe do nosso Grupo do Whatsapp para receber Orações e a Palavra de Deus diariamente, e ainda ganhar brindes. Toque no botão abaixo para entrar no grupo

Veja também essas mensagens: 


1.
Quem eram os publicanos na bíblia? Porque um deles se tornou apóstolo?

2. Jesus liberta os homens possessos de demônios. Entenda essa passagem.

3. A resposta de Deus está na sua frente e você não percebeu. Veja agora.

4. Pregação paralítico de cafarnaum.

5. Deus está no controle de tudo. Veja agora e fique em paz.

6. Quem foi Simão Pedro discipulo de Jesus? Veja aqui.

Rolar para cima