Como é a voz de Deus

Como é a voz de Deus

Certamente Deus fala conosco, mas nem sempre ele faz isso da mesma maneira.

Quando o assunto é a revelação de Deus dada ao homem, então não há nada mais para ser dito. O apóstolo Paulo, por assim dizer, “fechou” o cânon sagrado ao trazer o último assunto que faltava: o corpo de Cristo.

Embora cronologicamente ele não tenha sido o último apóstolo a escrever, os outros (João em Apocalipse, por exemplo), não acrescentaram novos assuntos, mas trouxeram detalhes daquilo que Deus já havia revelado, como a volta de Cristo, por exemplo. Col 1:24-26

Desde o início a revelação de Deus tinha um objetivo: revelar o seu Filho, Jesus, e a obra que ele veio consumar. 

Heb 1:1-2 “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo”Apo 19:10 “…porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Até mesmo os profetas do Antigo Testamento foram usados para anunciar coisas que nem eles mesmos entendiam, ou que nem eram para o tempo em que viveram, mas tudo tinha por objetivo Cristo. 1Pe 1:10-12, Dan 12:9.

Algumas vezes a Bíblia declara que Deus falou em som audível, embora o entendimento fosse dado apenas para aqueles que eram de Deus, como aconteceu aqui:

Joã 12:28-29 Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei. Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou.
Ats 9:4; 22:29 “E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?… E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém… E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram [discerniram] a voz daquele que falava comigo“.

Em outras ocasiões não dá para afirmar que tenha sido uma voz audível, uma impressão, um pensamento ou uma sensação. Mas Deus falou muitas vezes e continua falando de diversas maneiras ao seu povo hoje, principalmente pela sua Palavra, a Bíblia.

Veja como é a voz de Deus hoje

Deus pode nos trazer à mente uma passagem ou usar outra pessoa para isso, seja diretamente, seja pela leitura ou pelo ouvir de algum irmão ministrando a Palavra. Sempre que a Palavra de Deus chega até nós ela não voltará vazia, mas irá cumprir os propósitos de Deus. Infelizmente às vezes esse propósito é o de mostrar que não estamos atentos à sua voz, e acabamos perdendo muito com isso.

Se alguém achar que a Bíblia é uma comunicação limitada e que precisa receber algo de novo, alguma trovoada vinda do céu ou uma voz clara e audível, é porque ainda não conhece o poder da Palavra de Deus que tem em mãos. Veja esta passagem:

2Pe 1:3-4 Visto como o seu divino poder NOS DEU TUDO o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

O que isso quer dizer é que não nos falta coisa alguma. “Nos deu TUDO o que diz respeito à vida e piedade”. O dia que você achar que já conhece tudo o que concerne à vida e piedade, e está ciente dessas “grandíssimas e preciosas promessas” por meio das quais possamos ser participantes da natureza divina, então talvez irá precisar de alguma revelação fresquinha vinda dos céus rsrsrs.

Mas não acredito que seja este o nosso caso. Vamos terminar nossa vida aqui sem termos absorvido 1% do que Deus já revelou em sua Palavra. Quem fica correndo atrás de novas profecias, sonhos e revelações é porque ainda não aprendeu a se contentar com a plenitude que há em Cristo.

O objetivo do que Deus nos fala em sua Palavra é nos fazer pensar como ele pensa e agir neste mundo como Jesus agiria se ainda estivesse andando aqui. Deus usa os dons de ministério para nos trazer da sua Palavra e com três objetivos principais: edificação, para crescermos à estatura de Cristo, exortação, para quando andamos errados e precisamos de correção, e consolação, para nos alegrar enquanto andamos neste deserto.

1Co 14:3 Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.

2Tm 3:16-17 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Portanto Deus ainda fala, mas em tempos de ruína como estes em que vivemos devemos entender que ele não faz isso com a frequência que fazia em outras épocas, como no início da Igreja, por exemplo. 

Vivemos em um tempo parecido com o de Juízes, quando cada um fazia o que bem entendia, por não terem uma direção. 

Jzs_17:6 “Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos“.

Aprenda a ouvir a voz de Deus para não ser enganado

Meu conselho para não ser enganado pelos falsos profetas é que você confira tudo o que diz a bíblia, que é a verdadeira voz de Deus hoje. Alguns dirão: “Oras, mas isso seria desconfiar do ‘ungido de Deus’!”. Talvez seja isso que o “pastor” tenha lhe ensinado, ameaçando-o com fogo se desconfiar dele.

Mas não se preocupe. Eu não conheço ninguém em nossos dias mais ungido do que o apóstolo Paulo, no entanto o Espírito Santo chama de “mais nobres” aqueles que foram conferir na bíblia se existia fundamento no que Paulo e Silas estavam dizendo. Ats 17:10-11.

Hoje há muitos enganadores, lobos, falsos mestres e falsos profetas querendo se passar por arautos de Deus, quando na verdade não passam de ministros do diabo. Paulo fala deles:

2Co 11:13-15 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Pra você entender como é a voz de Deus verdadeiramente e saber quando Ele está falando com você, o melhor mesmo é conhecer bem a bíblia para evitar ser enganado. Se caso alguém falar: “Deus mandou te dizer tal e tal coisa…”. CUIDADO!

Qualquer pessoa que diz ter uma mensagem recebida diretamente de Deus está te obrigando a não julgar o que ele vai dizer, a engolir do jeito que está. Porém a Palavra de Deus é muito clara: devemos julgar sim, não importa quem fale.

1Co_14:29 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

Joã_7:24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

Mat_7:15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

Mat_10:16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.

Ats_20:29 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho.

Espero que tenha gostado da mensagem:
(Como é a voz de Deus).
Com certeza você também vai gostar destas:

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest