Certamente Deus fala conosco, mas nem sempre ele faz isso da mesma maneira. Mas então como é a voz de Deus? Bem, quando o assunto é a revelação de Deus dada ao homem, então não há nada mais para ser dito. O apóstolo Paulo, por assim dizer, fechou o cânon sagrado ao trazer o último assunto que faltava: o corpo de Cristo.

Embora cronologicamente ele não tenha sido o último apóstolo a escrever, os outros (João em Apocalipse, por exemplo), não acrescentaram novos assuntos, mas trouxeram detalhes daquilo que Deus já havia revelado, como a volta de Cristo, por exemplo. (Colossenses 1:24-26).

Desde o início a revelação de Deus tinha um objetivo: revelar o seu Filho, Jesus, e a obra que ele veio consumar.

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo”. Hebreus 1:1-2.
“…porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”. Apocalipse 19:10.

Até mesmo os profetas do Antigo Testamento foram usados para anunciar coisas que nem eles mesmos entendiam, ou que nem eram para o tempo em que viveram, mas tudo tinha por objetivo Cristo.
(1 Pedro 1:10-12, Daniel 12:9).

Algumas vezes a Bíblia declara que Deus falou em som audível, embora o entendimento fosse dado apenas para aqueles que eram de Deus, como aconteceu aqui:

“Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei. Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou”. João 12:28-29.

“E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?… Então os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém… E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram (discerniram) a voz daquele que falava comigo”. Atos 9:4; 22:29.

Em outras ocasiões não dá para afirmar que tenha sido uma voz audível, uma impressão, um pensamento ou uma sensação. Mas Deus falou muitas vezes e continua falando de diversas maneiras ao seu povo hoje, principalmente pela sua Palavra, a Bíblia.

Veja como é a voz de Deus hoje

Deus pode nos trazer à mente uma passagem ou usar outra pessoa para isso, seja diretamente, seja pela leitura ou pelo ouvir de algum irmão ministrando a Palavra. Sempre que a Palavra de Deus chega até nós ela não voltará vazia, mas irá cumprir os propósitos de Deus.

Infelizmente às vezes esse propósito é o de mostrar que não estamos atentos à sua voz, e acabamos perdendo muito com isso. Se alguém achar que a Bíblia é uma comunicação limitada e que precisa receber algo de novo, alguma trovoada vinda do céu ou uma voz clara e audível, é porque ainda não conhece o poder da Palavra de Deus que tem em mãos. Veja esta passagem:

“Visto como o seu divino poder NOS DEU TUDO o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”. 2 Pedro 1:3-4.

O que isso quer dizer é que não nos falta coisa alguma!

“Nos deu TUDO o que diz respeito à vida e piedade. O dia que você achar que já conhece tudo o que concerne à vida e piedade, e está ciente dessas grandíssimas e preciosas promessas por meio das quais possamos ser participantes da natureza divina, então talvez irá precisar de alguma revelação fresquinha vinda dos céus rsrsrs.

Mas não acredito que seja este o nosso caso

Vamos terminar nossa vida aqui sem termos absorvido 1% do que Deus já revelou em sua Palavra. Quem fica correndo atrás de novas profecias, sonhos e revelações é porque ainda não aprendeu a se contentar com a plenitude que há em Cristo.

O objetivo do que Deus nos fala em sua Palavra é nos fazer pensar como ele pensa e agir neste mundo como Jesus agiria se ainda estivesse andando aqui.

Deus usa os dons de ministério para nos trazer da sua Palavra e com três objetivos principais: edificação, para crescermos à estatura de Cristo, exortação, para quando andamos errados e precisamos de correção, e consolação, para nos alegrar enquanto andamos neste deserto.

“Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação”. 1 Coríntios 14:3.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. 2 Timóteo 3:16-17.

Portanto Deus ainda fala, mas em tempos de ruína como estes em que vivemos devemos entender que ele não faz isso com a frequência que fazia em outras épocas, como no início da Igreja, por exemplo.
Vivemos em um tempo parecido com o de Juízes, quando cada um fazia o que bem entendia, por não terem uma direção.

“Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos”. Juízes 17:6.

Aprenda como ouvir a voz de Deus para não ser enganado

Meu conselho para não ser enganado pelos falsos profetas é que você confira tudo o que diz a bíblia, que é a verdadeira voz de Deus hoje. Alguns dirão: Oras, mas isso seria desconfiar do ungido de Deus! Talvez seja isso que o pastor tenha lhe ensinado, ameaçando-o com fogo se desconfiar dele.

Mas não se preocupe. Eu não conheço ninguém em nossos dias mais ungido do que o apóstolo Paulo, no entanto o Espírito Santo chama de mais nobres aqueles que foram conferir na bíblia se existia fundamento no que Paulo e Silas estavam dizendo. (Atos 17:10-11).

Hoje há muitos enganadores, lobos, falsos mestres e falsos profetas querendo se passar por arautos de Deus, quando na verdade não passam de ministros do diabo. Paulo fala deles:

“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras”. 2 Coríntios 11:13-15.

Então pra você entender como discernir a voz de Deus verdadeiramente e saber quando Ele está falando com você, o melhor mesmo é conhecer bem a bíblia para evitar ser enganado.

Se caso alguém falar: Deus mandou te dizer tal e tal coisa…. Cuidado!

Qualquer pessoa que diz ter uma mensagem recebida diretamente de Deus está te obrigando a não julgar o que ele vai dizer, a engolir do jeito que está. Mas a Palavra de Deus é muito clara: devemos julgar sim, não importa quem fale.

“E falem dois ou três profetas, e os outros julguem”. (1 Coríntios 14:29).
Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. (João 7:24).
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Mateus 7:15).

Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. (Mateus 10:16).
Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho.
(Atos 20:29).

Portanto se essa mensagem sobre como reconhecer a voz de Deus serviu de edificação pra você… então, por favor, compartilhe essa mensagem nos grupos que você participa. Amém?

Participe do nosso Grupo do Whatsapp para receber Orações e a Palavra de Deus diariamente, e ainda ganhar brindes. Toque no botão abaixo para entrar no grupo

Veja também essas mensagens: 

1. Qual é o seu objetivo na vida? Onde está o seu tesouro? Veja aqui.

2. Como ficar feliz. Veja agora o que a Bíblia nos ensina sobre a felicidade.

3. Você sabe que significa crer em Jesus Cristo de verdade? Veja aqui.

4. A oração que Jesus nos ensinou. Aprenda a orar de verdade com Jesus.

5. Só quando ouvimos a voz de Deus temos a certeza de tudo. Veja aqui.

6. Como Deus criou o mundo? Veja agora.

Rolar para cima