“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração”. (Salmos 37:4). Esse versículo é muito usado nas pregações. Mas você sabe o que significa deleitar no Senhor? Deleitar no Senhor significa que Deus cuida daqueles que encontram nele satisfação e contentamento. O redimido pode regozijar-se no Senhor sabendo que nada poderá frustrar os propósitos Daquele que o chamou.

Mas a verdade é que o versículo acima é frequentemente mal interpretado por muita gente, porque normalmente essas pessoas colocam uma ênfase equivocada na parte final da sentença: “Ele atenderá aos desejos do seu coração”. Assim ao lermos esse versículo de forma isolada, à primeira vista até parece que Deus promete atender todos os nossos desejos.

Por isso esse versículo tem sido utilizado em muitas pregações e campanhas sobre prosperidade.
Muitos usam esse versículo como uma formula infalível, afinal, a frase é clara: “Ele atenderá aos desejos do seu coração”. Mas a questão é: Quais desejos do coração são esses que o Senhor concede quando nos deleitamos nele?

Mas o que é deleitar no Senhor?

Deleitar significa “ter prazer”, “satisfação” e “contentamento”. Quando o salmista diz “Deleite-se no Senhor” isso implica, em primeiro lugar, reconhecê-lo como único e verdadeiro Deus. 
Então somente pode se deleitar no Senhor aquele que realmente compreende seu senhorio. Ele é o Deus criador e sustentador de todas as coisas. Ele governa a história segundo os seus propósitos soberanos.

Em segundo lugar, deleitar-se no Senhor implica em adorá-lo e glorificá-lo da forma apropriada. Isso inclui crer nele, meditar nele, lembrar-se dele, honrá-lo, amá-lo, desejá-lo e apreciá-lo sobre todas as coisas. 

Por isso aquele que se deleita no Senhor tem zelo por Ele. Então essa pessoa se entrega em total obediência e submissão à vontade do Senhor. Pois quem se deleita no Senhor confia e espera nele em tudo, e jamais sente prazer naquilo que ofende e transgride a sua Palavra.

Então o salmista Davi diz que o Senhor concede os desejos do coração daquele que se deleita nele. Mas engana-se quem pensa que isso significa qualquer tipo de desejo. Por isso o salmista primeiro diz: “Deleite-se no Senhor”. 

Pois esses desejos são desejos de um coração regenerado, submisso à vontade de Deus, esquadrinhado pela palavra da verdade, preocupado com a causa do reino de Deus e completamente devotado a Ele.

A declaração de Davi 

Essa declaração faz parte de um salmo que tem implicações escatológicas. Nele o salmista reflete sobre a sabedoria e faz um contraste entre o justo e o ímpio. O salmista percebe que a felicidade do ímpio é temporária.

Apesar de o homem perverso prosperar nesta terra, ele não desfrutará das bênçãos vindouras reservadas para os justos. Muitas vezes o povo de Deus é oprimido pelos ímpios (Salmo 37:12-15). 
Mas diferentemente do ímpio, aquele que se deleita no Senhor receberá uma bênção eterna (Salmo 37:18). É nisto que consiste os desejos de seu coração.

Portanto, a declaração “Deleite-se no Senhor e Ele atenderá aos desejos do seu coração” nada tem a ver com prosperidade terrena.
Na verdade uma interpretação materialista desta declaração é insignificante comparada à verdadeira promessa celestial que Deus tem para a sua igreja .

Se essa mensagem serviu de edificação pra você… então, por favor, compartilhe essa mensagem nos grupos que você participa. Amém?

Participe do nosso Grupo do Whatsapp para receber Orações e a Palavra de Deus diariamente, e ainda ganhar brindes. Toque no botão abaixo para entrar no grupo

Veja também essas mensagens: 

1. Jesus disse eu sou o caminho a verdade e a vida. Você entende isso?

2. A genealogia de Jesus. Você vai se surpreender com seus ancestrais.

3. Estou fraco espiritualmente o que fazer? Saiba agora.

4. Fariseus e Saduceus. Porque Jesus mandou tomar cuidado com eles?

5. Julgamento na bíblia. Devemos ou não julgar as pessoas? Veja agora.

6. Quais são os dez mandamentos da bíblia sagrada?

Rolar para cima