“Eu lhe digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”. Mateus 16:18,19.

O capítulo 16 do evangelho de Mateus é um divisor de águas no ministério de Jesus. Pois agora só falta o ato final para completar sua rejeição pelos judeus: o Messias ser condenado à morte por seu próprio povo.
Assim o capítulo 53 do livro do profeta Isaías estava para se cumprir e agora Jesus passa a preparar seus discípulos para a cena da cruz.

Então ele pergunta a eles quem o povo acha que ele realmente é. João Batista, Elias, Jeremias ou algum outro profeta ressuscitado, respondem eles. Então ele quer saber a opinião dos próprios discípulos. É Simão quem responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Simão não fala de si mesmo, mas recebe uma revelação do Pai. Jesus é o Messias e Deus Filho. 

Homem algum pode concluir ou compreender isso a não ser por revelação divina. Jesus dissera um tempo antes que “Ninguém conhece o Filho senão o Pai”.

Mas a que se refere “esta pedra” em Mateus 16.18?

As revelações não param por aí. Dirigindo-se a Simão, Jesus diz: “Eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”.

Existe muita confusão sobre esta passagem porque as traduções usam a mesma palavra para “pedra” e “rocha”. Então eu acredito que Jesus se referia à afirmação de Pedro e a si mesmo ao falar de “pedra”. Mas o melhor mesmo é perguntarmos a Pedro quem é essa pedra. Ei, Pedro, quem você acha que é a pedra?

Cristo ou Pedro: quem é a pedra?

Então Pedro responde no capítulo 4 de Atos: “Este Jesus é a pedra”. Em seguida, em sua carta chamada de 1ª Pedro, no capítulo 2 ele chama Jesus de “pedra viva”, “pedra rejeitada”, “pedra escolhida”, “pedra preciosa”, “pedra angular”, “pedra de tropeço” e “rocha de escândalo”. Bem, você não vai querer discutir com Pedro, vai?

Do mesmo modo, uma outra revelação é que Jesus edificaria a sua igreja, a igreja dele próprio, o que nos leva a duas conclusões importantes. Em primeiro lugar, o verbo está no futuro, “edificarei”, o que mostra que a igreja não existia antes e nem mesmo naquele momento. Era algo futuro, o que nos remete ao capítulo 2 de Atos, que você pode ler por conta própria.

Em segundo lugar: Jesus diz “minha igreja”. É dele, de mais ninguém. Quando você escuta algum padre, pastor ou líder religioso usar a expressão “minha igreja” para falar da organização que fundou ou do lugar onde congrega, aquela é a igreja dessa pessoa, não a de Jesus. 

Mas se você quer saber qual é verdadeira a igreja de Jesus, veja essa mensagem aqui.

Portanto se essa mensagem serviu de edificação pra você… então, por favor, compartilhe essa mensagem nos grupos que você participa. Amém?

Participe do nosso Grupo do Whatsapp para receber Orações e a Palavra de Deus diariamente, e ainda ganhar brindes. Toque no botão abaixo para entrar no grupo

Veja também essas mensagens: 

1. A genealogia de Jesus. Você vai se surpreender com seus ancestrais.

2. Estou fraco espiritualmente o que fazer? Saiba agora.

3. Fariseus e Saduceus. Porque Jesus mandou tomar cuidado com eles?

4. Julgamento na bíblia. Devemos ou não julgar as pessoas? Veja agora.

5. Quais são os dez mandamentos da bíblia sagrada?

6. O que é deleitar no Senhor? Veja o significado dessa frase para sua vida.

Rolar para cima