Jesus acalma a tempestade: explicação (estudo bíblico)

Nessa passagem, Jesus acalma a tempestade e chama Pedro para ir ao seu encontro.
O foco aqui é seguir Jesus acima de qualquer adversidade e não tirar os olhos dele, mesmo que o caminho pareça impossível de ser trilhado.

Na última parte do capítulo 14 do evangelho de Mateus Jesus insiste com seus discípulos para que sigam de barco até o outro lado do mar da Galiléia. A noite vem e uma tempestade atinge o barco. Enquanto isso Jesus está sobre um monte orando sozinho.

Os discípulos lutam contra as ondas sem saber que Jesus está atento e preocupado com eles. Por isso vai ao encontro deles caminhando sobre o mar revolto.

Aquele que tinha alimentado uma multidão nem precisaria descer do monte para acalmar a tempestade.
Mas Jesus quer assegurar aos seus que ele sabe o que estão passando e que tem o vento sob o seu comando e as ondas sob os seus pés.

Eles o vêem e gritam. Pensam ser um fantasma. Ficam mais apavorados com ele do que com a tempestade, e é esse o medo de muita gente: encontrar-se com Jesus. 

As pessoas temem porque têm culpa no cartório, mas acaso não é ele o mesmo que veio aqui pagar por nossas culpas e limpar nosso nome no cartório de Deus? O que você deve temer, isto sim, é continuar longe de Jesus.

Ao se reconhecer um pecador culpado, que merece a condenação e é incapaz de saldar sua dívida para com Deus, você já começa a descer do barco da confiança própria. 

Jesus acalma uma tempestade no mar – Leitura do evangelho de Mateus 14:22-33

O próximo passo é crer que só em Jesus há salvação; que a morte dele é o cumprimento da sentença que você deveria receber. Mas não vai mais.

Ao crer em Jesus, os seus pecados são perdoados, sua culpa eliminada e seu crédito aos olhos de Deus recuperado. Deus deposita em sua conta aquilo que vê em Cristo. Você é justificado.

Pedro é ousado e diz a Jesus: “Se é você mesmo, então me manda ir ao seu encontro“. Então Jesus responde: “Venha”. Se Jesus diz a você para ir ao encontro dele é porque ele cuida de tudo para que isso aconteça. 

Assim como era impossível a Pedro andar sobre as águas sem Jesus, é impossível você ir a ele se não for pelo poder que emana dele próprio.

É impossível ser cristão sem Cristo. É impossível ir a Deus se não for através de Jesus. Sim, as ondas das circunstâncias podem nos fazer tirar os olhos de Jesus, mas sempre há uma mão estendida quando gritamos, como Pedro fez, “Senhor, me salva!”. Pedro continua no mar agitado, mas agora a sua mão está segura na mão de Jesus.

Em seguida, quando voltam ao barco, Jesus acalma a tempestade. Então os discípulos adoram a Jesus. Você alguma vez já pensou em adorar a Jesus, como Deus? Pois é o que ele é.

Espero que essa mensagem onde Jesus acalma a tempestade tenha servido de edificação pra você.

Se você gostou dessa mensagem… então por favor, compartilhe nos grupos que você participa. Amém?

Participe do nosso Grupo do Whatsapp para receber Orações e a Palavra de Deus diariamente, e ainda ganhar brindes. Toque no botão abaixo para entrar no grupo

Veja também essas orações: 

1. Como se fortalecer espiritualmente? Ore agora e esteja preparado!

2. Oração para livramento do mal. Creia e receba agora!

3. Veja também essa oração para renovar a fé. Ore agora e fique em paz!

4. Oração para confiar em Deus. Ore agora e restaure a sua confiança!

5. Reconheça a soberania de Deus nessa oração e seja abençoado por isso.

6. Resisti ao diabo e ele fugirá de ti. Ore agora e seja fortalecido.

Rolar para cima