Podemos encontrar Jesus no Antigo Testamento?

Afinal, onde no velho testamento fala de Jesus?
Essa questão fica fácil de entender se você ler essa mensagem até o final, onde eu mostro um exemplo bem prático. Então veja com bastante atenção!

Ao terminar sua série de parábolas, Jesus mostra aos discípulos que estava trazendo coisas totalmente novas, coisas que judeu algum poderia entender, a menos que entendesse que o Antigo Testamento eram coisas velhas e se deixasse instruir nessas coisas novas que Jesus mostrava. 

Algumas são tão bizarras para os judeus que são consideradas blasfêmia. Por exemplo, em Hebreus diz que o cristão tem ousadia para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus. 

O Santo dos Santos era o lugar mais interior do templo, onde somente o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano levando uma vasilha com o sangue de um animal sacrificado.
Para um judeu é um absurdo dizer que alguém que não seja um sacerdote possa entrar no Santo dos Santos.

É impossível entender isso se você conhecer apenas as coisas velhas do Antigo Testamento e não as coisas novas, reveladas com a vinda, morte e ressurreição de Jesus. Então não há como entender o Velho Testamento sem o Novo.

Por exemplo, quando o Antigo Testamento fala de templo, está falando de um edifício de pedras construído em Jerusalém. Mas quando Jesus falou de destruir o templo, fazia referência ao seu corpo físico. 

Quando os apóstolos falam de templo em suas cartas, é do corpo de Cristo, a igreja, e também do corpo do cristão individualmente que estão falando.

Onde no velho testamento fala de Jesus – Leitura do evangelho de Mateus 13:51-52

Mas se o Santo dos Santos representava a presença de Deus no antigo templo, agora é realmente o lugar da presença de Deus no céu. 

O Antigo Testamento é um livro de sombras e figuras que apontam para Jesus e para as coisas que você encontra no Novo Testamento.

Quando João Batista declarou de Jesus “este é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, estava revelando a realidade daquilo que os judeus conheceram por figuras no Antigo Testamento, quando animais inocentes eram sacrificados como substitutos das pessoas pecavam. 

Mas agora o cordeiro definitivo tinha chegado.

Lição de casa: procure ler o Antigo Testamento tentando descobrir Jesus em figura nas suas páginas. Ao ler uma passagem pergunte: onde está Jesus? Quer um exemplo? 

No livro de Gênesis Adão foi colocado em um sono profundo, seu lado aberto e uma costela tirada para criar Eva.

Jesus foi colocado no sono da morte, teve o seu lado aberto pela lança de um soldado para possibilitar a formação da igreja, também chamada de noiva de Cristo.

A gora você já sabe onde no velho testamento fala de Jesus.

Mas claro que você precisará de um olhar de fé para enxergar essas coisas né!

Se essa mensagem serviu de edificação pra você… então por favor, compartilhe essa mensagem nos grupos que você participa. Amém?

Participe do nosso Grupo do Whatsapp para receber Orações e a Palavra de Deus diariamente, e ainda ganhar brindes. Toque no botão abaixo para entrar no grupo

Veja também essas mensagens: 


1. Jesus no Antigo Testamento: As profecias sobre a vinda do Messias.

2. A expiação de Jesus Cristo no Velho Testamento.

3. Como se fortalecer em Deus. Seja edificado agora por essa mensagem.

4. Frases de Salomão sobre sabedoria. Podemos ser felizes neste mundo?

5. Jesus acalma a tempestade. Veja agora essa passagem com outro ponto de vista.

6. Essa mensagem sobre o tempo de Deus vai trazer paz para a sua vida.

Rolar para cima