Na última mensagem começamos a falar das parábolas de Jesus. Agora vamos ver o que a parábola do semeador nos ensina.
A primeira parábola do capítulo 13 de Mateus fala do semeador que é Jesus, da semente que é a sua Palavra e dos diferentes tipos de solo, ou as pessoas que entram em contato com ela. Qual destes solos é você?

A parábola do semeador (explicação e significado)

A primeira semente cai à beira do caminho, um solo continuamente compactado pelas pessoas. Se você se considera o cidadão comum, que é influenciado por estatísticas e guiado pela opinião pública, então este solo é você.

É o solo humanista, que adora o homem em lugar de seu Criador. Então a Palavra de Deus não encontra lugar nesse tipo de solo e logo a semente é arrebatada pelas aves, que aqui representam Satanás.
A próxima semente cai em solo pedregoso, com terra suficiente para germinar, mas não para criar raízes. Logo é queimada pelo sol. 

Este é o que recebe a Palavra com empolgação, sem convicção de pecado, como se fosse mais uma técnica de auto-ajuda. Qualquer tribulação ou perseguição põe fim à festa.

Jesus nunca prometeu uma vida fácil, e basta ver a vida que ele ou seus discípulos levavam para entender que cristianismo não é ser curado de todas as doenças, andar de carro importado ou ser o candidato mais votado nas próximas eleições.

O que a parábola do semeador nos ensina – Leitura do evangelho de Mateus 13:18-23

Em seguida a semente que cai entre espinhos não pode crescer por estar sufocada pelas preocupações e pelo engano das riquezas. 

Talvez você tenha decidido ir a Jesus para resolver seus problemas, tirar a empresa da falência e aparecer na próxima lista de milionários, mas com tantos espinhos agarrando você eu duvido que consiga sair do lugar nas coisas de Deus.

Das 4 sementes uma cai em solo fértil, germina, cresce e produz à razão de 10 mil, 6 mil e 3 mil por cento. Apesar dos resultados serem diferentes de pessoa para pessoa, Deus providencia para que todos dêem fruto, até o mais incógnito de seus filhos. 

Lembre-se de que para cada cristão que tenha causado um grande impacto neste mundo existe um anônimo que o encaminhou a Jesus.
Assim três coisas impedem que a semente dê fruto: o diabo, que a arrebata da beira do caminho; a carne, desanimada e enfraquecida pelas tribulações; e o mundo, com suas atrações que nos agarram como espinhos. 

Então que tipo de solo o evangelho irá encontrar em você?
Enquanto você pensa nisso, veja a próxima mensagem sobre a parábola do joio e do trigo.
Veja aqui.

Se essa mensagem serviu de edificação pra você… então, por favor, compartilhe essa mensagem nos grupos que você participa. Amém?

Participe do nosso Grupo do Whatsapp para receber Orações e a Palavra de Deus diariamente, e ainda ganhar brindes. Toque no botão abaixo para entrar no grupo

Veja também essas mensagens: 


1.
Quem é o filho do homem? Entenda o significado da frase dita por Jesus.

2. Senhor ajuda-me! Entenda o clamor e exemplo de fé da mulher cananeia.

3. Você foi escolhido por Deus. Não desista! Veja aqui.

4. Quem são os falsos profetas? Cuidado! Pode ter um perto de você. Veja.

5. Paz com Deus. Veja o que você precisa para ter essa paz.

6. Ensinos e parábolas de Jesus. Veja porque Jesus ensinava por parábolas.

Rolar para cima