Você sabe fazer uma oração de verdade? Qual é a oração que mais agrada a Deus: orar repetindo as palavras bonitas de alguém, ou falar o que sente no coração?
Vejamos então o que diz a Palavra de Deus pela oração que Jesus nos ensinou.

Orar é se reconhecer fraco, incapaz e dependente de Deus. Mas nada disso agrada o ser humano que desde criança é ensinado a ser independente e, quando cresce, consome livros de auto-ajuda. Portanto, a oração é a negação da auto-suficiência.

Jesus ensina que orar não é ficar repetindo palavras como fazem os pagãos. Não é entoar sons hipnóticos como os mantras tibetanos ou usar de palavras mágicas ou fórmulas secretas para liberar algum tipo de energia cósmica. 

A oração que Jesus nos ensinou na bíblia não é um Shazam ou um Abracadabra do cristão. 

Orar é comungar com Deus nossas necessidades, sentar-se ao lado dele e conversar sobre elas.
Mas por que orar se Deus sabe de antemão o que precisamos ou vamos pedir? Porque Ele quer enxergar dependência em nós e porque gosta quando conversamos com Ele. 

Orar é fazer o caminho inverso do homem no Éden, que quis ser independente de Deus, auto-suficiente e dono de seu próprio nariz. Então a oração nos põe de volta em nosso devido lugar.

Qual a oração que Jesus nos ensinou? O “Pai Nosso”.

Antes de ensinar a oração conhecida como “Pai Nosso” Jesus condenou a mera repetição de palavras, portanto o “Pai Nosso” não é uma oração para ser repetida. Trata-se de um modelo de como devemos orar. Não é “o que”, mas “o como”.

Primeiramente vem o reconhecimento da posição que Deus ocupa, no céu, acima de nós, e de sua santidade, que significa separação do mal. 

Equivale reconhecer que os nossos interesses particulares podem não ser os interesses de Deus, que vê o cenário todo de cima e assim sabe o que é melhor para nós.

“Venha a nós o Teu reino”

Daí o “venha a nós o teu reino” e não o contrário. Pois os interesses do céu devem prevalecer sobre os da terra. É só assim, após reconhecermos o que Deus é, e que ele tem a primazia, que vêm os pedidos, que são basicamente para o suprimento das necessidades físicas e de proteção, intercalados com um pedido de perdão.

Mas esse perdão não é o perdão judicial de nossos pecados, que recebemos por graça e pela fé em Jesus. Aqui é um perdão parental, relativo. É a condição momentânea para recebermos o que pedimos.
É como se meu pai dissesse: “Filhinho, você não vai ganhar a bicicleta enquanto não fizer as pazes com sua irmãzinha”.

Como perdoar

Mas como perdoar? Com o perdão de quem já foi perdoado. Aí sim, o perdão judicial, absoluto. Para entender melhor isso, veja como o apóstolo Paulo coloca o perdão em sua carta aos colossenses: 
“Assim como Cristo perdoou vocês, perdoem também os outros”. 

Do ponto de vista judicial, só consigo perdoar porque fui perdoado. Mas você já foi perdoado de todos os seus pecados? Esse perdão pleno e absoluto você só obtém porque Jesus pagou o preço em seu lugar morrendo na cruz e ressuscitando. Deus quer perdoar. Então esta é a primeira oração que você deve fazer.

Portanto se essa mensagem serviu de edificação pra você… então, por favor, compartilhe essa mensagem nos grupos que você participa. Amém?

Participe do nosso Grupo do Whatsapp para receber Orações e a Palavra de Deus diariamente, e ainda ganhar brindes. Toque no botão abaixo para entrar no grupo

Veja também essas mensagens: 

1. Quem foi Jesus Cristo? Veja o que a Bíblia diz sobre Ele e se surpreenda.

2. A mão de Deus. Veja como Deus trabalha na nossa vida.

3. Preciso que Deus fale comigo! Veja o que Ele tem pra você agora.

4. Qual é o seu objetivo na vida? Onde está o seu tesouro? Veja aqui.

5. Como ficar feliz. Veja agora o que a Bíblia nos ensina sobre a felicidade.

6. Você sabe que significa crer em Jesus Cristo de verdade? Veja aqui.

Rolar para cima