Já vimos nas ultimas mensagens a necessidade de trabalhadores para a seara do Senhor. Agora Jesus vai escolher doze homens para uma missão, que então serão os doze apóstolos de Cristo.
Apóstolo significa “mensageiro” ou “enviado”. Os doze são tão diferentes entre si que é provável que você se reconheça em algum deles.

Os doze discípulos de Jesus: nomes e características dos apóstolos

Você pode ser como Simão, que recebeu o nome de Pedro. Impetuoso, emotivo e autoconfiante ao extremo. Precisou aprender que somos propensos a negar o Senhor para proteger nossa reputação.

André foi apresentado a Jesus por João Batista e levou seu irmão Pedro ao Senhor. Pessoas assim têm um coração ansioso por encaminhar amigos e parentes ao Salvador.

Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer como mártir, assim como muitos outros foram depois. Você está disposto a seguir a Cristo mesmo sabendo que milhões de pessoas perderam a vida nesse caminho?

João, irmão de Tiago, foi o discípulo amado por Jesus, o mais próximo, aquele que se reclinava sobre o seu peito. Foi deixado neste mundo até a velhice para escrever sobre a volta de Jesus.

Filipe, de Betsaida, foi quem levou Natanael a Jesus. Naquele episódio Natanael retrucou: “Pode acaso vir alguma coisa que preste de Nazaré?”. Filipe simplesmente respondeu: “Venha comigo e veja por si mesmo”. As pessoas confiam em você tanto assim para se deixarem conduzir a Jesus?

Os doze apóstolos de Cristo – Leitura do evangelho de Mateus 10:1-4

Acredita-se que o apóstolo, Bartolomeu, seja o mesmo Natanael. Se for, naquele encontro com Jesus ele descobriu que Jesus já o conhecia, assim como conhece você agora, sabe de toda a sua vida e quer tê-lo como discípulo.

Tomé você já conhece. Ele é famoso por sua incredulidade. Mesmo que você esteja cheio de dúvidas e perguntas, isso não impede que vá a Jesus. Pois é melhor ter dúvidas de frente para ele do que de costas.

Mateus era o cobrador de impostos, o que trabalhava para o inimigo, o menos qualificado para apresentar Jesus aos judeus. Sim, o seu evangelho é o único em aramaico, a língua falada pelos judeus na época. Todo o resto do Novo Testamento foi escrito em grego. Mas quando Jesus chama alguém, ele qualifica essa pessoa.

O outro Tiago era filho de Alfeu e, assim com Tadeu, não sabemos muito sobre ele. Nas fileiras dos que seguem a Jesus existe lugar para pessoas que atuam nos bastidores, que são tão importantes quanto os que atuam na linha de frente.

Há ainda Simão, o cananita, também chamado de zelote. Ninguém fala dele, mas é melhor assim do que ser famoso como o último apóstolo: Judas Iscariotes, aquele que traiu o Senhor.
Qual a principal característica de Judas? Seguia a Jesus por causa do dinheiro.

Será este o seu caso? Espero que não.

Portanto se essa mensagem sobre os doze apóstolos de Cristo serviu de edificação pra você… então, por favor, compartilhe essa mensagem nos grupos que você participa. Amém?

Participe do nosso Grupo do Whatsapp para receber Orações e a Palavra de Deus diariamente, e ainda ganhar brindes. Toque no botão abaixo para entrar no grupo

Veja também essas mensagens: 


1.
Jesus liberta os homens possessos de demônios. Entenda essa passagem.

2. A resposta de Deus está na sua frente e você não percebeu. Veja agora.

3. Pregação paralítico de cafarnaum.

4. Deus está no controle de tudo. Veja agora e fique em paz.

5. Quem foi Simão Pedro discipulo de Jesus? Veja aqui.

6. O que é a transfiguração de Jesus. Entenda o significado dessa passagem.

Rolar para cima