Se você um dia já se perguntou quais são os dez mandamentos da bíblia sagrada, saiba que Deus não deu a Moisés apenas os dez mandamentos, mas sim, uma centena de preceitos que compõem a lei de Deus.
Jesus, por sua vez, não veio abolir a lei, veio cumpri-la. Mas então que lei é está? Onde está escrito os dez mandamentos na bíblia? Você a encontra principalmente nos cinco primeiros livros da Bíblia.

As pessoas deviam cumprir todos os mandamentos, mas alguns logo perceberam que não seria possível.
Ainda que você saiba quais são os dez mandamentos da bíblia sagrada, e não mate, não roube ou não cometa adultério, há um mandamento que diz: “Não cobiçarás” (Êx 20:17; Rm 7:7). Oras, a cobiça acontece na mente, no coração, antes mesmo de você partir para a ação. 

E é disso que Jesus está falando aqui. A lei de Moisés dizia “Não matarás” (Êx 20:13), mas Jesus diz que basta sentir raiva de alguém pra isso valer como homicídio.
A lei de Moisés dizia “Não adulterarás” (Êx 20:14), mas Jesus diz que basta cobiçar uma mulher para você ser culpado de adultério.

Então quais são os dez mandamentos da bíblia sagrada que eu consigo cumprir?

Bem, se você for daqueles que leem o sermão da montanha e acham tudo lindo, provavelmente não entendeu o que diz ali. Você está lendo sua sentença de morte. Ou vai querer dizer que nunca sentiu raiva de alguém, nunca adulterou em pensamento ou mentiu, tentando parecer o que não é… Então tá todo mundo perdido? Exatamente, e é isso que o apóstolo Paulo explica em sua carta aos Romanos.

Deus deu a lei como um cala boca, uma forma de mostrar que todos são pecadores, todos são transgressores, todos réus culpados aguardando a aplicação da pena.
Mas tem um problema aí. A pena para o pecado é a morte. Advogado nenhum pode livrar você dessa, mas Jesus pode. Então acompanhe o raciocínio. 

No antigo testamento, quando um israelita transgredia a lei de Moisés, quando pecava, era preciso sacrificar um animal inocente, um cordeiro por exemplo, em seu lugar. Detalhe: o cordeiro precisava ser sem defeito.

Jesus, por ser sem pecado, foi o único capaz de obedecer a lei

Jesus foi o único que não tinha pensamentos impuros como nós temos. Apesar de humano, ele não herdou a natureza pecaminosa que nós herdamos de Adão. Por que você acha que Jesus foi chamado de “Cordeiro de Deus” (Jo 1:29) por João Batista? Exatamente.

Porque ele veio para ser sacrificado no lugar do pecador, para cumprir a lei de Moisés.
Quando você vê um ladrão sendo julgado e condenado, você diz que cumpriu-se a lei. O raciocínio é o mesmo. Lembra de Adão? 

Pois é, pela desobediência de um só, muitos se tornaram pecadores. Deus quis fazer o caminho inverso. Pela obediência de um só, Jesus, e pela sua morte, muitos podem ser salvos (Rm  5:19). Crer em Jesus como seu substituto é a única condição para você ser salvo.

Ou acha que vai chegar lá cumprindo a lei de Moisés? Impossível. Pois aos olhos de Deus você é um adúltero, ladrão e mentiroso. E como deve estar me odiando por eu dizer isso, então acrescente homicida à lista. 

Mas, se você realmente se reconhecer um pecador que depende da graça de Deus para ser salvo, depois de me escutar esculhambando com você, provavelmente irá dizer: “Você não conhece nem a metade do que realmente sou”.

Portanto se essa mensagem sobre os mandamentos de deus serviu de edificação pra você… então, por favor, compartilhe essa mensagem nos grupos que você participa. Amém?

Participe do nosso Grupo do Whatsapp para receber Orações e a Palavra de Deus diariamente, e ainda ganhar brindes. Toque no botão abaixo para entrar no grupo

Veja também essas mensagens: 

1. O que Deus tem pra mim e pra você é melhor do pode imaginar. Veja aqui.

2. Jesus disse eu sou o caminho a verdade e a vida. Você entende isso?

3. A genealogia de Jesus. Você vai se surpreender com seus ancestrais.

4. Estou fraco espiritualmente o que fazer? Saiba agora.

5. Fariseus e Saduceus. Porque Jesus mandou tomar cuidado com eles?

6. Julgamento na bíblia. Devemos ou não julgar as pessoas? Veja gora.

Rolar para cima