Você sabe como perdoar alguém de verdade, assim como nosso irmão? O apóstolo Pedro perguntou assim a Jesus: “Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão? Até sete vezes?” 
Mas para entender a pergunta de Pedro, é preciso entender o significado dos números na Bíblia.

Em primeiro lugar, o número “um” obviamente significa unidade. “Dois” é o número de testemunhas necessárias. Três é um testemunho perfeito, o número mínimo de pernas para uma mesa, algo suficiente em si mesmo. Deus é um, mas é também três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não tente entender. Pois ele é Deus!

Quatro nos fala de simetria, dos 4 cantos da terra. Cinco é responsabilidade, é ação executada pelos cinco dedos da mão. Seis é o número que não chega a sete, é incompleto. Sete, portanto, é algo completo. Ele aparece em profusão no livro de Apocalipse, que completa a revelação de Deus.

Portanto, Pedro estava perguntando se sete vezes, um número completo, era suficiente para perdoar alguém. Então Jesus responde que deve perdoar setenta vezes sete, o que equivale perdoar setenta vezes sempre.
Mas isso também não é uma lei, como nada é lei para o cristão.

No Antigo Testamento Deus deu 10 mandamentos e centenas de preceitos, que só serviram para provar que somos incapazes de atingir as expectativas de santidade exigidas por Deus. Então Deus revelou a sua graça, ao nos perdoar incondicionalmente.

Como perdoar alguém 70 vezes 7? – Leitura de Mateus 18:21-22

Então tá, você dirá que é injusto perdoar alguém sem uma reparação, sem que pague pelo que fez. Correto, e foi isso que Jesus veio pagar pelos pecados do pecador, para que o perdão agora pudesse ser gratuito. 

Uma vez salvo por graça, que é um favor imerecido, o cristão perdoa não por obrigação ou para receber algo em troca, mas porque Deus fez isso com ele.
Deu para entender que o cristão não vive por leis ou regras, mas por reflexo? Pois ele deve refletir o que vê em Cristo. Quando eu perdôo, faço isso porque fui perdoado. 

Do mesmo modo, quando dou algo a alguém, faço isso porque Jesus abriu mão de tudo por mim. Quando amo, é porque fui absurdamente amado.

Então não há nada que eu possa fazer para Deus me amar mais, e coisa alguma poderia fazer ele me amar menos. Afinal, quando ele me encontrou, me amou e me salvou, eu era um pecador perdido, inimigo dele, uma completa ruína. 

Você não será perdoado por amar muito a Deus; você só pode ser perdoado por ser muito amado. Sua dívida é impossível de você pagar com seus próprios meios, como a do servo da história do próxima mensagem.

Se essa mensagem serviu de edificação pra você… então por favor, compartilhe essa mensagem nos grupos que você participa. Amém?

Participe do nosso Grupo do Whatsapp para receber Orações e a Palavra de Deus diariamente, e ainda ganhar brindes. Toque no botão abaixo para entrar no grupo

Veja também essas mensagens: 


1.
Perdoar: esta atitude pode aumentar sua felicidade.

2.
Como perdoar alguém pode fazer bem para o corpo e a mente.

3. Como perdoar alguém e se perdoar?

4.
Como perdoar quem nos fez sofrer.

5.
Como perdoar alguém e se livrar do ressentimento.

6. Como é a voz de Deus. Saiba quando Deus está falando com você. Veja.

Rolar para cima